top of page
historia.png

NOSSA HISTÓRIA

A ADERE é uma instituição sem fins lucrativos, que desde 1972 realiza um atendimento especializado, humanizado e altamente qualificado à pessoa com deficiência intelectual. Atendemos pessoas com diferentes desejos, desafios e acompanhamos os primeiros passos em um novo caminho.

Iniciamos nossas atividades em 1972 por iniciativa de um grupo de pais de jovens com deficiência intelectual, num espaço adaptado, no bairro do Brooklin, pretendendo oferecer uma alternativa de trabalho e residência. Após três anos, já contávamos com a atual sede, o que nos possibilitou aumentar o número de atendidos.

Nossa programação se ampliou, adequando-se às necessidades da população que buscava novos serviços, passando de um projeto inicialmente focado apenas em desenvolvimento de hábitos e atitudes (para o trabalho produtivo), para uma proposta que contemplava o atendimento global da pessoa com deficiência intelectual.

Hoje, após 50 anos de existência, continuamos a priorizar ações que garantam a qualidade do nosso trabalho inclusivo junto à pessoa com deficiência intelectual e ampliamos nosso foco para o atendimento à pessoa em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de capacitá-las para exercer seu papel de cidadão trabalhador.

COMO FAZEMOS

Com o objetivo de capacitar os atendidos, permitindo sua integração tanto no meio institucional quanto no meio social, a Adere desenvolve programas de capacitação para o trabalho e atividades de caráter sócio esportivo-cultural, por acreditar na importância do desenvolvimento global do ser humano.

Conta com um grupo de profissionais capacitados em serviço social, psicologia, medicina, nutrição, artes, educação física, musicoterapia e comunicação, preocupados e em aprimorar o atendimento com a busca de novos conhecimentos e a troca de experiências técnicas e científicas.

A participação dos beneficiários em pequenos grupos supervisionados por um monitor da área, nas diferentes oficinas de trabalho, permite que a habilidade de cada um seja conhecida e adequadamente canalizada. As seguintes oficinas fazem parte da programação de capacitação para o trabalho da Adere: marchetaria em cipó, tecelagem, confecção de papel reciclado artesanal, papelaria, “papier maché”, bijuteria, mosaico em papel reciclado, entre outros.

As atividades de caráter sócio esportivo-cultural permitem que talentos sejam descobertos e desenvolvidos. As seguintes oficinas fazem parte do dia-a-dia dos atendidos: teatro, artes, sensibilização musical, canto coral, dança, treinamento esportivo, condicionamento físico e Lian Gong. 

bottom of page