PROJETOS
PROJETO TRAVESSIA
A Adere há anos desenvolve um trabalho inclusivo com idosos em seu território. Esta vivência reforçou a importância e a inexistência de um trabalho específico para esse segmento da população com deficiência intelectual. Além disso a Adere desde 2008 participa com outras instituições do grupo de estudo sobre o envelhecimento precoce das pessoas com deficiência intelectual e de todos os grupos de estudo criado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, CREAS- JABAQUARA, sobre o envelhecimento do deficiente intelectual. A experiência acumulada ao longo desses anos credencia a Adere a vir estabelecer uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para atender e beneficiar este seguimento na região do Jabaquara dada a escassez de recursos voltados a essa realização. Entendemos que poderemos oferecer uma ferramenta para encarar a complexidade das mudanças biopsicossociais do processo de envelhecimento, dado o crescimento da população idosa e o aumento da expectativa de vida. Os impactos esperados estão relacionados no item anterior.
A velhice é constituída, prioritariamente, por conteúdos negativos que tiram do idoso a possibilidade de bem estar e de qualidade de vida, porém deve ser encarada como mais uma etapa, com pontos positivos e negativos, e não como o fim de um processo. Felizmente, nos últimos anos, pesquisadores tem direcionado a atenção para as potencialidades e os recursos existentes nesta etapa de vida. Monma (2009) ressalta que se encara a existência de uma imagem negativa da velhice talvez ligada à presença de crenças, preconceitos e estereótipos. Ela entende que nesta perspectiva faz-se necessária a reconstrução positiva desse conceito, o que implica na programação de um processo de valorização desse grupo, assumindo-se assim o envelhecimento e buscando-se reestruturação de sua identidade social. Há necessidade de aprimorar suas relações interpessoais para desenvolver-se satisfatoriamente de forma a conquistar maior autonomia, satisfação pessoal e melhor qualidade de vida. Entendemos que a integração entre o universo dos participantes, objetivo deste trabalho tem suas peculiaridades. O idoso deficiente intelectual devido a sua espontaneidade, torna-se neste projeto um elemento e estimulador para os outros participantes para que consigam trazer à tona sentimentos, resgates de história de vida, diminuindo medos e ameaças a resistências e tabus sobre o seu envelhecimento para ressignificar esse seu momento e poder construir seu projeto de vida.
Objetivos:
Oferecer ao público alvo:
- Um processo reflexivo sobre o envelhecimento ativo;
- Criar um espaço de escuta que permita a troca de experiências e informações;
- Desenvolver um trabalho de caráter psicossocial, cultural e de saúde junto aos participantes e seus familiares;
- Prevenir a institucionalização e segregação, promovendo a inclusão social;
- Assegurar o direito a convivência familiar e comunitária;
- Conscientizar sobre direitos e deveres previstos no Estatuto do Idoso;
- Ampliar o conhecimento dessa realidade de integração (idosos com e sem deficiência Intelectual) para se criar uma referência de trabalho que possa ser replicada;
Beneficiários Diretos:
Os beneficiários diretos desse projeto serão 15 pessoas com deficiência intelectual e 65 pessoas sem deficiência. C
Custo Total do Projeto:
R$ 256.262,00